APRESENTAÇÃO

              No dia 28 de junho de 1712 nascia em Genebra um dos personagens mais intrigantes e criativos da filosofia ocidental. Jean-Jacques Rousseau, filho de relojeiro apaixonado por livros e dotado de certa irresponsabilidade, perdeu a mãe alguns dias depois de o dar à luz. Foi criado por uma tia e uma babá. Crescera num ambiente de mais liberdade que a maioria das crianças. Mimado pelo pai e familiares para compensar a perda da mãe. Ainda jovem, porém, Jean-Jacques foi posto em pensão na casa de um pastor calvinista e de sua irmã. Aos treze anos era aprendiz de gravador, em cuja casa morava. A experiência foi marcante, pois a considerou opressiva, uma relação de servidão que o levou a abandonar a sua terra natal e levar uma vida errante, uma vida de andarilho. Para alguns comentadores importantes, a defesa da liberdade constitutiva do homem em geral está na origem dessa experiência. Nas palavras de Jean-Jacques: “Eu talvez houvesse continuado se a brutalidade do meu mestre e as obrigações excessivas não houvessem me levado a achar esse trabalho execrável”. Livre, em Annecy o jovem Jean-Jacques foi acolhido pela baronesa de Warens que lhe propiciou aulas de música e o aprendizado da arte de copista. Na política foi secretário – sem de fato receber o título – do conde de Montaigu na Embaixada da França em Veneza. Experiência amarga e desastrosa, mas que lhe propiciou o gosto pela ópera italiana e o estimulo a começar a escrever o seu livro mais importante, Instituições política, cujo Contrato social será uma pequena parte.
          
          Em Paris, Rousseau primeiro se destacou como músico, inventou um novo sistema de notação musical rejeitado pela Academia e publicou a sua Dissertação sobre a música moderna. Compôs óperas e balés no estilo italiano. No entanto, o seu reconhecimento como escritor surge com a premiação concedida pela Academia de Dijon em 1750 ao Discurso sobre a ciências e as artes. Nesta primeira parte de sua vida, Rousseau foi admirador de Voltaire, colaborador da Enciclopédia e amigo de Diderot. Em 1749, desejou ir para a prisão com Diderot para não se separar dele, mas no final da década de 1750 rompeu com os philosophes, e também com seu amigo. A mudança de opinião de Rousseau não o tornou indiferente às questões sociais e políticas. Suas retratações da miséria humana são sensíveis e poderosas, e em sua obra madura ele apresentou o que considerava ser a única alternativa política aceitável. Ele teve divergências importantes, tanto com seus amigos da Ilustração quanto com os defensores religiosos da sociedade existente sobre as causas do sofrimento. A Igreja explicava isso pela propensão ao pecado da natureza humana, propensão herdade de Adão. Os philosophes tendiam a responsabilizar a ignorância e a má orientação do interesse próprio, que é sua consequência. Rousseau negou repetidas vezes as duas posições, dizendo que o homem não é, originalmente, pecador nem egoísta, mas bom – embora a minha frente só encontre indivíduos oportunistas e orgulhosos. Ele também rejeitou o individualismo desses diagnósticos dos males sociais. Defendia que o indivíduo e a sociedade devem ser considerados juntos: “Aqueles que querem tratar a política e a moral separadamente”, proclamava no Emílio, “jamais entenderão nada de nenhuma das duas”. Abre-se assim caminho para uma crítica das teorias de legitimidade política existentes. O autor defende a tese paradoxal de que aquilo que os philosophes consideravam progresso é inseparável da tirania na política e da corrupção na vida privada. A sociedade civil foi constituída como espaço de rivalidade, de apropriação exclusiva e de dominação, gerando o despotismo e a guerra. Em suma, a filosofia da Ilustração encontrou em Rousseau um representante atuante e também um de seus mais implacáveis críticos. Mas também a intensidade de sua leitura dos modernos e acuidade de seu diálogo com seus contemporâneos, pois nenhum pensador de seu tempo escreveu sobre um leque tão amplo de assuntos, nem se expressou com maior eloquência e passionalidade.


Luiz Felipe Sahd

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